O relacionamento sempre conturbado entre Zeca e Santos

Zeca e Santos vivem em uma relação desgastada há um bom tempo. O que não se esperava, é que o lateral fosse pedir o divórcio tão surpreendentemente e, ainda, flertar com os rivais.

  • O que aconteceu?

O lateral-esquerdo, assim como todo o grupo, teve folga na segunda e na terça. Na quarta e na quinta, Zeca não se reapresentou, alegando problemas particulares. Foi então que veio a notícia de que o jogador foi à Justiça do Trabalho pedir a rescisão do seu contrato. Para tal, alegou falta de pagamento do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) de 2014 e 2015 e falta de segurança no trabalho.

Para a falta de segurança no trabalho, o lateral lembrou o episódio ocorrido em um aeroporto de São Paulo, no desembarque do time depois do empate contra o Sport, semana passada. Ele teria recebido ameaças de torcedores, além de ter sido alvo de críticas nas pichações nos muros da Vila Belmiro.

33049911356_1f101d218f_o
Zeca acionou o Santos na Justiça do Trabalho pedindo a rescisão do seu contrato.

O Santos entende que as dívidas foram quitadas por meio do Profut (o programa de refinanciamento das dívidas dos clubes) e que a ação será julgada improcedente. A única dívida que o clube confirma é o direito de imagem referente à renovação de contrato, em novembro de 2016. Essa, porém, não resultaria em rescisão.

A primeira liminar pedindo a rescisão de contrato foi negada e uma audiência foi marcada para abril de 2018.

São Paulo, Palmeiras e Corinthians estão bem de olho na situação e já sondaram o jogador.

  • Como poderia ser resolvido?

O ideal, seria os dois entrarem em acordo. Zeca pode se manter no clube até o final do ano, receber tudo que tem a receber e depois ser vendido, gerando lucro ao clube. Ou o jogador perdoar a dívida e seguir no clube até poder ser vendido em janeiro de 2018.

Entretanto, nenhuma das duas partes pretendem fazer um acordo. Afinal, ambos acreditam em boas chances de vencer o caso nos tribunais.

O Peixe já pediu para o jogador se reapresentar, o que não aconteceu. Novas faltas poderão se tornar multas ao jogador e, até, gerar uma demissão por justa causa, com o jogador tendo que arcar com o valor da multa rescisória, uma bagatela de 50 mi de euros, correspondentes hoje a 191 mi de reais (!!!).

  • Opinião

Sou do ponto de vista de que o jogador deveria receber tudo o que o clube lhe deve e o Santos deveria mantê-lo treinando separado até o final do ano e vendê-lo em janeiro. DO ponto de vista financeiro, todos saem ganhando.

Brasil estreia contra a África do Sul no Mané Garrincha
Essa foi a última vez que o bom futebol de Zeca foi visto.

Zeca deveria mesmo botar o clube na justiça se acredita que tem algo a receber. Mas se for fazer isso, companheiro, não jure amor ao clube. No último domingo, contra o Atlético-GO (o lateral foi bem e mesmo assim foi criticado), o jogador deu entrevista na saída e disse o seguinte: “É momento de dar a cara. Tem que ter personalidade. Amo o Santos e vou lutar por ele”. É fazer um cafuné e depois dar um tapa na cara.

O Santos deveria ter arcado com tudo que prometeu que arcaria nos contratos que assinou, mas ninguém obriga o jogador a jurar amor ao clube.

Todos têm seus erros nessa história. Zeca por estremecer diversas vezes sua relação com a torcida desnecessariamente. E o clube por não pagar o que se comprometeu a pagar.

Sobre a torcida, o lateral foi muito criticado, empurrado e até ameaçado. Ameaças e agressões são algo grave e que se sobrepõem à razão da pressão. Até porque Zeca tinha mesmo que ser pressionado (não agredido ou ameaçado). Afinal, não joga bem desde que voltou das Olimpíadas-2016 e, mesmo assim, sempre quis falar muito. A torcida sempre o apoiou e ele mesmo jogou a torcida contra si, com postagens e declarações sempre polêmicas.

A única certeza nessa história é que Zeca não permanecerá no Santos em 2018.

Aguardemos novidades e torçamos para que esse processo se desenrole de uma forma vantajosa para todos. E lembremos sempre que NENHUM JOGADOR É MAIOR QUE O SANTOS!

Santos sempre Santos!

Deixe um comentário